Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tempo de leitura< 1 min

Desengano de Perdidos
favoritos

A obra de espiritualidade Desengano de Perdidos, publicada em Goa pelo bispo missionário Frei Gaspar de Leão, constitui, na cultura ibérica do século XVI, um dos mais interessantes exemplares de prosa doutrinal religiosa de reflexão sobre os "últimos fins" do homem.

Com efeito, o texto de Gaspar de Leão, marcado pelo contexto de expansão da evangelização, evoca, num tom profético e apocalíptico, alguns dos temas e motivos essenciais dos novissima, os tempos em que, depois da conversão universal de todos os homens perdidos na fé, como mouros ou judeus, se reúnem as condições para o triunfo da fé cristã.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Desengano de Perdidos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$desengano-de-perdidos [visualizado em 2026-06-17 14:46:43].

Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos