Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

desidratação
favoritos

Perda de água e respetivas consequências, que variam em função do produto ou organismo em que ocorre.
Ao nível dos seres vivos a desidratação provoca alterações que vão desde a confusão mental à morte, consoante o grau de desidratação. Esta ocorre particularmente em bebés, por dependerem de outros para os hidratarem, e em idosos por o mecanismo de sede, regulado pelo hipotálamo, já não funcionar convenientemente e, assim, não sentirem sede e não beberem. A má hidratação no ser humano é uma situação recorrente uma vez que a maioria das pessoas não consome a quantidade de água aconselhada, à volta de 1,5 l - 2 l por dia.

Mas a desidratação é, também, um termo referente a um processo de remoção de água que se aplica a determinados produtos, particularmente alimentares, para aumentar a sua durabilidade. Neste caso usam-se técnicas de liofilização, que remove a água por sublimação, através do frio e de baixa pressão, ou de remoção da água por evaporação, através de altas temperaturas, ou por secagem, exposição ao sol. O sal de cozinha, por exemplo, é um produto que se obtém por desidratação da água salgada, nas salinas, por evaporação da água à temperatura ambiente. Existem outros métodos que usam a adição de açúcar ou de sal para reduzirem o teor de humidade dos produtos.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – desidratação na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-26 11:05:53]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto