Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

dezembro
favoritos

Décimo segundo mês no calendário gregoriano, era, porém, o décimo no antigo calendário romano de Rómulo, que só tinha dez meses (decembris de decimus mensis?).

Era um mês devotado a Saturno: enquanto se desenrolavam as Saturnais, festas em honra daquele deus, qualquer atividade ou trabalho era interdito. O mesmo se aplicava às guerras ou sentenças dos tribunais que teriam de ser interrompidas e adiadas para depois das festas.

Último mês do ano, anuncia a chegada do inverno - para as populações do hemisfério Norte o dia 21 ou 22 de dezembro é conhecido como o do solstício de inverno, assistindo-se à noite mais longa do ano - e proporciona uma das festas familiares mais queridas e tradicionais entre os cristãos: o Natal. Dezembro tem trinta e um dias.

Algumas personalidades nascidas neste mês:

A cantora canadiana Nelly Furtado, o compositor alemão Ludwig van Beethoven, o ator e encenador português António Feio, o cineasta português Paulo Rocha, o poeta português Pedro Tamen e o escritor norte-americano Nicholas Sparks.

Alguns provérbios alusivos ao mês:

- Nem em agosto caminhar, nem em dezembro marear
- Em dezembro descansar, em janeiro trabalhar
- dezembro com julho ao desafio traz janeiro frio
- outubro lavrar, novembro semear, dezembro nascer

O mês de dezembro representado num calendário agrícola medieval
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
dezembro na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$dezembro [visualizado em 2025-07-15 01:34:00].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix