Diário de José Maria
Volume que reúne uma série de crónicas publicadas no Diário de Lisboa, assinadas com o pseudónimo de José Maria, personagem fictícia criada pelo autor, solitário professor de matemática e ciências, melómano e floricultor nas horas vagas, propenso à introspeção: "estou num destes momentos em que me apetece deixar desenrolar na memória o meu filme interior - a história da minha vida humilde que se aproxima do fim" (de "A senhora da frente"). A obra surge atravessada por uma nota melancólica, quase onírica ("Ao romper da alva", "Ao acender das luzes"), aqui e além sublinhada pelas referências constantes à música: "é que a música, para mim, é de essência divina. Só ela sabe dizer tudo aquilo para que a palavra humana é imperfeita" (de "Sobre a música em geral"). O tema que domina as reflexões do narrador é a fugacidade do tempo, manifesta na obsessão pelos motivos do outono, dos objetos carregados de memórias ("O velho álbum", "As duas primas"), da doença ("Uma angina com febre") e na recorrência de imagens fúnebres.
Partilhar
Como referenciar
Diário de José Maria na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$diario-de-jose-maria [visualizado em 2026-08-09 04:53:52].
Outros artigos
-
Obra PoéticaRecolha que inclui as obras, da autoria de João José Cochofel, já coligidas em 46.° Aniversário e O
-
Obra PoéticaA relação do poeta com o espaço através da viagem, da chegada e da partida, constitui uma trave mest
-
OaristosÉ usual datar-se de 1890, data da publicação do volume de poesia Oaristos de Eugénio de Castro, a af
-
Os SimplesLivro de poesias de Guerra Junqueiro que assinala uma inversão na trajetória poética do autor, até e
-
Os PutosColetânea de contos, de Altino do Tojal, que tem como protagonistas "Crianças sós, crianças iludidas
-
OssadasColigindo poesias provavelmente escritas entre 1922 e 1946, divide-se em dois Livros, colocados sob
-
O Príncipe PerfeitoEdição póstuma dos fragmentos que Oliveira Martins destinava à composição de mais uma biografia hist
-
Obras PoéticasForam sobretudo as sátiras que celebrizaram Nicolau Tolentino de Almeida, pela originalidade épocal
-
Obra PoéticaColige Mais e Mais... (1932); Tanto (1934); Ainda (1938); Sangue (1952) e o inédito Gérmen, de 1960.
-
OpúsculosCompilação em dez volumes de textos dispersos pelos vários jornais e revistas em que Herculano colab
Partilhar
Como referenciar 
Diário de José Maria na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$diario-de-jose-maria [visualizado em 2026-08-09 04:53:52].