1 min
didascália
As didascálias (do grego didaskália = instrução, ensinamento) eram, na antiga Grécia, as instruções que os poetas dramáticos davam aos atores para a representação cénica; por vezes, designavam as próprias representações teatrais ou festivais trágicos. Atualmente, por extensão, incluem diversas informações: a listagem inicial de personagens; a indicação do nome da personagem antes de cada fala; anotações sobre a estrutura externa da obra; referências aos adereços que compõem o espaço cénico; informações sobre tom de voz, gestos, atitudes; o momento da entrada em cena e o percurso a realizar; indicações sobre o guarda-roupa; (...).
Consideradas como texto secundário, as didascálias servem de suporte do texto dramático, constituído pelo chamado texto principal (falas, réplicas ou atos linguísticos que se destinam à comunicação dos atores entre si e que os espectadores possam ouvir).
Por exemplo, a peça Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro, é rica de marcações: movimentos, posições, cenários, gestos e tons de voz (capazes de traduzir sarcasmo, ironia, escárnio, indiferença, galhofa, adulação, desprezo, irritação ou tristeza, esperança, medo, desânimo), vestuário, sons (o som dos tambores, o silêncio, a voz que fala antes de entrar no palco, um sino que toca a rebate, o murmúrio de vozes, o toque de uma campainha, o murmúrio da multidão) e efeitos de luz (o contraste entre escuridão e luz; os dois atos terminam em sombra, de acordo, aliás, com o desenlace trágico).
Consideradas como texto secundário, as didascálias servem de suporte do texto dramático, constituído pelo chamado texto principal (falas, réplicas ou atos linguísticos que se destinam à comunicação dos atores entre si e que os espectadores possam ouvir).
Por exemplo, a peça Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro, é rica de marcações: movimentos, posições, cenários, gestos e tons de voz (capazes de traduzir sarcasmo, ironia, escárnio, indiferença, galhofa, adulação, desprezo, irritação ou tristeza, esperança, medo, desânimo), vestuário, sons (o som dos tambores, o silêncio, a voz que fala antes de entrar no palco, um sino que toca a rebate, o murmúrio de vozes, o toque de uma campainha, o murmúrio da multidão) e efeitos de luz (o contraste entre escuridão e luz; os dois atos terminam em sombra, de acordo, aliás, com o desenlace trágico).
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – didascália na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-11-06 06:05:36]. Disponível em
Outros artigos
-
Luís de Sttau MonteiroFiccionista, autor dramático, encenador e jornalista português, formado em Direito, Luís Infante de ...
-
texto dramáticoO texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma c...
-
GréciaGeografia País do Sudeste da Europa, no Sul da Península Balcânica. Faz fronteira com a Albânia, a M...
-
antonomásia (retórica)Em retórica trata-se de uma figura pela qual se substitui um dado nome próprio por um epíteto que lh
-
antonímiaRelação de sentido estabelecida entre dois lexemas que apresentam significados opostos. Segundo a TL
-
antífraseFigura de retórica (do grego "antíphrasis", significava contradição) em que se sugere o contrário de
-
antroponímiaOs nomes primitivos tinham um significado exato, o que, aliás, correspondia às exigências psicológic
-
AntroponímiaDo gr. anthropos (homem) e onyma (nome), significa o estudo do nome das pessoas.
-
apofoniaFenómeno fonético que consiste na alteração do timbre das vogais breves do latim em sílaba interior.
-
antítese (retórica)Figura de pensamento em que se exprimem ideias opostas através de termos que semanticamente possuem
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – didascália na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-11-06 06:05:36]. Disponível em