Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Diego Maradona
favoritos

Futebolista argentino, nasceu em Loma de Zamora, na zona de Buenos Aires, em 1960, e morreu a 25 de novembro de 2020, em San Andrés. Foi considerado o melhor jogador de futebol dos anos 80 pela imprensa mundial.

Iniciando a carreira no seu país e desde muito cedo evidenciando um talento excecional para o futebol, jogou depois em Espanha, entre 1982 e 1984, onde ganhou a Taça do Rei e a Taça da Liga pela equipa do Barcelona. Em 1984 foi transferido por uma elevada quantia para o Nápoles. Ao serviço desta equipa italiana contribuiu para que ela conquistasse pela primeira vez o título de campeã nacional.

Tornou-se conhecido mundialmente quando levou a seleção da Argentina a conquistar o Campeonato do Mundo de Futebol do México, em 1986.

Os problemas para a sua carreira começaram quando, em 1991, foi descoberto, nos controles médicos efetuados após um jogo do campeonato italiano, que tinha consumido cocaína, o que o levou a um afastamento das competições por quinze meses. Depois de uma passagem pelo Sevilha, regressou à Argentina. O seu país via-o como sendo a esperança da seleção para o Campeonato do Mundo de 1994, realizado nos Estados Unidos. Maradona voltou a desiludir porque lhe foi novamente detetada a ingestão de substâncias proibidas, o que ocasionou uma suspensão pela FIFA. A partir de então, Maradona ensaiou diversas tentativas de retomar a profissão, e experimentou também a função de treinador, mas com reduzido sucesso.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Diego Maradona na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-12 02:19:15]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro