dinâmica de grupos
Este termo foi utilizado inicialmente por Kurt Lewin, em 1944, a partir dos seus estudos sobre pequenos grupos. A observação de grupos era elaborada a partir de critérios de interesses ou tarefas concretas comuns.
Em 1945, a dinâmica de grupos sofreu um impulso relevante e teve diferentes direções de evolução. Uma delas por exemplo integrou os conceitos do psicodrama e da psicoterapia de grupo de Moreno, outra foi explorada por Carl Rogers com a psicoterapia centrada no cliente.
A dinâmica de grupos estuda as estruturas de poder, os processos de tomada de decisão, a criatividade, a afetividade e as emoções que se geram no grupo.
Esta situação observa-se em reuniões de um grupo de indivíduos, onde se estabelecem transferências psicoafetivas na relação entre esses integrantes do grupo. A dinâmica de grupo permite a modificação e alteração de atitudes das pessoas reunidas.
Geralmente organizam-se grupos de 6 a 12 pessoas, que não se conhecem antecipadamente, e que são colocadas numa conversa informal. Nas reuniões as pessoas acabam por estudar o seu próprio comportamento, ao tomar conhecimento das suas próprias atitudes em relação aos outros, bem como ao tomar conhecimento dos motivos que determinam esse comportamento. De forma que cada indivíduo é levado a modificar a sua conduta, sem ser forçado declaradamente a isso. Em contacto com os outros, as pessoas fazem uma autoanálise, o que os leva a modificar o comportamento, de uma forma espontânea.
-
Carl RogersPsicólogo norte-americano, Carl Ransom Rogers nasceu em 1902, em Oak Park, Illinois, nos Estados Uni...
-
psicoterapia de grupoA psicoterapia de grupo é qualquer forma de terapia desde que seja coletiva, isto é, realizada em gr...
-
Kurt LewinPsicólogo social alemão, Kurt Lewin nasceu a 9 de setembro de 1890, na pequena aldeia de Mogilno, na...
-
endoculturaçãoProcesso que explica a transmissão e a aprendizagem de comportamentos dentro de uma mesma cultura (g
-
electroconvulsivoterapiaPor electroconvulsivoterapia ou TEC entende-se a realização de uma crise convulsiva provocada por es
-
emoçãoA emoção é um estado momentâneo em que o organismo do indivíduo é excitado por uma experiência subje
-
EgotismoSentimento exagerado da personalidade; subjetivismo. Em termos literários significa a disposição par
-
enureseA enurese é um estado de incontinência urinária, funcional e involuntária. Pode resultar de uma apre
-
encopreseEntende-se por encoprese um estado de incontinência fecal, funcional e involuntária. É a emissão inv
-
insucesso escolarO insucesso escolar caracteriza-se pela incapacidade de uma criança corresponder aos objetivos da es