Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

2 min

Dínamo de Kiev
favoritos

Clube ucraniano de futebol, o Dínamo de Kiev FC foi fundado em 1927.
Em 1936 a equipa da república da Ucrânia participou no primeiro campeonato da União Soviética, tendo ficado em segundo lugar, atrás do Dínamo de Moscovo.
O Dínamo de Kiev conquistou o primeiro de muitos troféus do seu palmarés em 1953/54 ao ganhar a Taça da União Soviética. Derrotou na final o Spartak de Yerevan.
Em 1960/61 o Dínamo de Kiev ganhou o campeonato soviético, sendo dessa forma a primeira equipa de fora da capital Moscovo e de região russa a conseguir tal feito. Na equipa alinhavam jogadores como o avançado Lobanovsky, que mais tarde viria a ser treinador do Dínamo.
Em 1969 surgiu na equipa Oleg Blokhine, que se manteve no Dínamo de Kiev até 1989 e se afirmou na seleção da União Soviética, pela qual alinhou em 112 jogos.
Valety Lobanovsky começou a treinar o Dínamo de Kiev em 1973/74, tendo nesse ano ganho a Taça da União Soviética. Na temporada seguinte levou a equipa a ganhar a Taça dos Vencedores das Taças, uma das mas importantes provas europeias de clubes. Foi a primeira equipa soviética a ganhar um troféu europeu. Na final o Dínamo bateu os húngaros do Ferencvaros por 3-0, com um dos tentos a ser obtido por Blokhine. O jogador foi eleito o melhor futebolista do ano da Europa. Ainda nesse ano o Dínamo ganhou a Supertaça Europeia ao derrotar o Bayern de Munique da Alemanha em dois jogos por 2-0 e por 1-0.
A nível interno o Dínamo de Kiev conquistou mais alguns campeonatos, sendo o mais poderoso opositor dos clubes de Moscovo.
Em 1985/86 o Dínamo de Kiev voltou a triunfar na Taça das Taças, desta vez derrotando na final, disputada em Lyon, na França, os espanhóis do Atlético de Madrid. Os ucranianos ganharam de novo por 3-0 e Blokhine voltou marcar um dos golos. A equipa, ainda treinada por Lobanovsky, tinha no plantel futebolistas como Belanov e Zavarov.
Com o desmembramento da União Soviética, a Ucrânia tornou-se uma república independente. Em 1992/93 arrancou o campeonato ucraniano e o Dínamo de Kiev não encontrou adversários à altura tendo desde logo ganho onze títulos consecutivos até 2004. Neste período Lobanovsky lançou futebolistas como Schevchenko, um dos melhores jogadores do início do século XXI.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Dínamo de Kiev na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-12 21:11:25]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro