Diogo Barbosa Machado
Diogo Barbosa Machado, nasceu em 1682, em Lisboa, e morreu em 1772, na mesma cidade. Foi um rigoroso e erudito bibliógrafo que compôs a célebre Biblioteca Lusitana em quatro tomos.
Esta obra pretendia-se como um dicionário bibliográfico dos autores portugueses e das obras que compuseram desde o tempo da promulgação da Lei da Graça até ao tempo presente. O interesse desta obra é inegável, pois trata-se da primeira grande bibliografia portuguesa.
Partilhar
Como referenciar
Diogo Barbosa Machado na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$diogo-barbosa-machado [visualizado em 2026-06-26 14:54:04].
Outros artigos
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
Isabel JonetAtivista portuguesa contra a pobreza, Maria Isabel Jonet nasceu em 1960. Licenciada em economia, com
-
Jacob SarmentoCientista português, nascido em 1691 e falecido em 1762, de origem judaica, foi também um estrangeir
-
Jacinta MartoUm dos "Três Pastorinhos de Fátima", Jacinta Marto nasceu a 11 de março de 1910, em Aljustrel. Era i
-
Pedro HispanoÚnico papa português, nasceu entre 1210 e 1220, em Lisboa, e morreu em 1277, em Viterbo, Pedro Juliã
-
Lopo HomemViveu no século XVI, não se sabendo exatamente a data do seu nascimento nem da sua morte. Foi um cél
-
Luís HomemCavaleiro português da Casa Real, desconhece-se a data do seu nascimento, sabendo-se apenas que morr
-
Irmã LúciaVidente de Fátima, juntamente com seus primos, mais novos, os Beatos Jacinta e Francisco Marto, irmã
-
Rainha Santa IsabelD. Isabel de Aragão, filha de Pedro III de Aragão e de D. Constança de Navarra, e neta de Jaime I, o
-
Jaime Silva (pintor)Artista plástico nascido no Peso da Régua em 1947. Foi viver para o Porto com 8 anos de idade onde f
Partilhar
Como referenciar 
Diogo Barbosa Machado na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$diogo-barbosa-machado [visualizado em 2026-06-26 14:54:04].