Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Dioscoreáceas
favoritos

Família de monocotiledóneas que se distribuem por 8 géneros e cerca de 400 espécies. As dioscoreáceas (Dioscoreaceae) são plantas vivazes, dioicas e estão representadas por espécies herbáceas, arbustivas, por vezes com saponinas e alcaloides.
A maioria das espécies dioscoreáceas habita nas regiões subtropicais e tropicais, onde são cultivadas pelos seus tubérculos comestíveis e ricos em amido. Nestas regiões são conhecidos por inhame e cará. Na zona mediterrânica e atlântica esta família está representada pela espécie Dioscorea communis (Tamus communis), conhecida por vários nomes como norça-preta, uva-de-cão e arrebenta-boi.
As raízes ou rizomas são tuberosos.
Plantação de Inhame na Ilha do Pico, Açores
As folhas são inteiras, alternas, muito raramente opostas, simples, mas podem ser compostas. Em geral, são cordiformes ou sagitadas, e por vezes lobadas. Podem ter de três a treze nervuras proeminentes.
As flores são pequenas, normalmente unissexuadas, regulares, e agrupam-se em inflorescências do tipo cacho, espiga, racimo ou panícula. O perianto é constituído por seis tépalas unidas na base. Os estames são em número de três ou seis. Os carpelos, em número de três, estão unidos. O ovário é ínfero e trilocular, com dois ou mais óvulos por lóculo.
O género tipo Dioscorea distribui-se por numerosas espécies ricas em amido.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Dioscoreáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-08 07:33:10]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes