Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

disenteria
favoritos

A designação disenteria abrange uma série de afeções intestinais, provocadas por diferentes micro-organismos, que apresentam um modo de transmissão (através de água, alimentos e objetos contaminados com fezes) e um quadro sintomático semelhantes: inflamação da mucosa e submucosa intestinal, diarreia líquida e muito frequente com perca de sangue, dores abdominais fortes, vómitos, cefaleia, febres elevadas, mal-estar generalizado e até a morte, em 30 a 50% dos casos, não medicados, de origem bacteriana.

A disenteria é uma doença endémica das regiões tropicais e sub-tropicais, onde as condições de higiene sejam precárias.
Pode ser causada por vários agentes microbianos, sendo mais frequente a disenteria bacilar, causada por vários tipos de bactérias, como a Escherichia colli enteroenvasiva e membros do género Shigella (mais frequente a Shigella dysenteriae). Outro tipo de disenteria, menos frequente, é a amebiana, causada por um protozoário, a Entamoeba histolytica, que embora evoluindo mais lentamente que a de origem bacilar, provoca diarreias agudas muito graves, podendo ocorrer a formação de abcessos hepáticos.
A infeção pela Entamoeba histolytica afeta também outros animais para além do homem, como primatas, porcos, cães e gado bovino.

A preparação dos alimentos em boas condições higiénicas é essencial na prevenção da disenteria e das intoxicações alimentares, de uma maneira geral
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
disenteria na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$disenteria [visualizado em 2025-06-19 15:44:35].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac