Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

doença
favoritos

Doença é uma alteração orgânica ou funcional dos processos vitais do organismo, em resposta a um desequilíbrio da homeostasia interna.

A doença pode ser desencadeada por fatores intrínsecos ao organismo, como a multiplicação desregulada de células (em caso de cancro), ou por fatores extrínsecos, como agressões, que provoquem danos anatomofisiológicos, e agentes etiológicos causadores de patogenias, como vírus e bactérias, por exemplo.
Transporte de um doente numa maca

Uma doença pode ser estrutural - se existem alterações da anatomia ou microanatomia de uma estrutura (tecido ou órgão) - ou funcional, quando um órgão altera a sua função, sem mudanças anatómicas evidentes.

Os organismos desenvolvem mecanismos de resposta à doença, tentando eliminar a causa ou reduzir os danos, do que resulta a ocorrência de sintomas, que se podem também tornar prejudiciais quando são muito intensos, como febre elevada.

Um tipo menos conhecido de doença é o de origem psicossomática, em que não existe um agente etiológico ou fator desencadeante definido, surgindo por alterações orgânicas decorrentes de um controlo instável do sistema nervoso central.

A 11 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Doente.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – doença na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-06-15 20:54:36]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe