Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Doha
favoritos

Aspetos Geográficos
Capital do Qatar, Doha situa-se no Golfo Pérsico, constituindo também o principal porto do país. Situada na Península Arábica, possui um clima bastante quente. É também a maior cidade do país, com cerca de 400 000 habitantes (2005), concentrando cerca de 80% da sua população total.
História e Monumentos
A cidade foi fundada em 1850 com o nome de "Al-Bida". Em 1882 foi construída a fortaleza Al-Wajbah, no sudoeste de Doha. No ano seguinte, o xeque Qassim liderou o exército do Qatar numa vitória sobre os otomanos. Em 1916, a cidade foi feita capital do protetorado britânico do Qatar, mantendo o título de capital quando, em 1971, o país atingiu a independência. Em 1917, foi construída no centro da cidade a fortaleza Al Kout. Em 1969, foi fundada a Casa do Governo, hoje talvez o mais notável monumento do país. Em 1973, abriu a Universidade do Qatar, e em 1975 o Museu Nacional. Em 2006, a cidade acolheu os Jogos Asiáticos.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Doha é uma cidade moderna e rica, não existindo sinais de pobreza nas suas ruas. Também por isso, as pessoas não utilizam muito os transportes públicos, preferindo o automóvel, o que conduz a frequentes congestionamentos de tráfego. Apesar de o árabe ser o principal idioma, o inglês é muito usado na cidade. A cidade é caracterizada por possuir uma população maioritariamente oriunda de países estrangeiros, sendo poucos os naturais do Qatar. Possui boas infraestruturas desportivas, tendo mesmo organizado os Jogos Asiáticos em 2006. É também a sede da estação de televisão árabe Al-Jazeera, que iniciou as suas emissões em 1996. O turismo está em franco crescimento na cidade, destacando-se a este respeito uma ilha (em forma de palmeira) construída no meio da baía onde se localiza a cidade inteiramente dedicada ao turismo.

Economia
Principal porto e centro económico e comercial do Qatar, serve de sede para a Cidade da Educação, uma zona reservada à pesquisa e à educação. A sua principal indústria, aliás, do país, é o petróleo, cuja exportação teve início em 1949, sendo a imagem de marca do Qatar. Outra das suas riquezas naturais é o gás natural. Possui um aeroporto internacional.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Doha na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-30 06:39:19]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe