Dois Compartimentos
Peça publicada em 1965 e representada em 1950, no Teatro do Clube Estefânia. À letra, "Dois Compartimentos" fazem referência ao espaço cénico onde a ação decorre, dividido entre os dois gabinetes: um onde o agente interroga a queixosa, uma velha viúva a quem foram roubadas as joias que herdou do marido; e o outro, onde as três suspeitas do furto, a sobrinha do falecido, a cozinheira e uma criadita, aguardam a sua vez de serem interrogadas. Do interrogatório saem ilibadas a cozinheira e a sobrinha, graças à astúcia e capacidade de dissimular os pensamentos; ingénua e coagida pelo polícia, a criadita acaba por confessar o crime que na verdade fora perpetrado pela sobrinha. Os pensamentos materializados das personagens individualizadas pelo foco de luz acentuam, nas duas primeiras suspeitas, a discrepância entre o que dizem e o que pensam, enquanto na criadita os pensamentos permitem uma retrospetiva sobre uma vida marcada pela infelicidade, pela miséria e por maus tratos. Deste modo, Dois Compartimentos são também, "numa interpretação psicológica, os dois compartimentos que separam, nos indivíduos, aquilo que dizem do que pensam; e são finalmente, numa interpretação mais lata, dialéctica, os dois compartimentos em que a sociedade burguesa nossa contemporânea divide os indivíduos." (REBELLO, Luís Francisco - prefácio a Os Dois Compartimentos, Lisboa, 1965).
Partilhar
Como referenciar
Dois Compartimentos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$dois-compartimentos [visualizado em 2025-06-24 02:25:54].
Outros artigos
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
PedroDrama de atualidade cujo protagonista é Pedro, um jovem poeta, filho do mordomo do Conde de Santiago
-
Trilogia PortuguesaPeça a que foi atribuído o Grande Prémio de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura, em 1987; e le
-
InoxPeça teatral encenada por José Pedro Gomes em abril de 2002, com textos de Ana Bola, Carlos Tê, Clar
-
Os VelhosComédia, da autoria de D. João da Câmara, representada pela primeira vez no Teatro Nacional, a 14 de
-
Os Lobos"Tragédia rústica em três atos", da autoria de Francisco Lage e João Correia de Oliveira, levada à c
-
O MotimPeça publicada em 1963, em edição do autor (Miguel Franco), e levada à cena a 5 de fevereiro de 1965
-
Os LazaristasDrama em três atos, de António Enes, representado pela primeira vez no Teatro do Ginásio, a 17 de ab
-
Passa por mim no RossioMusical concebido e encenado por Filipe La Féria, em 1991, para o Teatro Nacional D. Maria II. Homen
-
OctávioPeça levada à cena pelo Teatro Nacional, a 5 de maio de 1916, e publicada em 1927. Tem como protagon
Partilhar
Como referenciar 
Dois Compartimentos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$dois-compartimentos [visualizado em 2025-06-24 02:25:54].