As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Dólmen de Sobreda
favoritos

O Dólmen de Sobreda ergue-se num cabeço a SE da povoação da Sobreda, no concelho de Oliveira do Hospital, à cota de 400 metros, entre afloramentos graníticos, perto do rio Seia.
O monumento foi estudado pela primeira vez por Santos Rocha, em finais do século XIX, e desde essa época nem o tempo nem os homens alteraram o seu estado de conservação.
Encontra-se envolvido por um tumulus de contorno oval (15 x 10 metros) que outrora escondeu o monumento na paisagem mas que, ao mesmo tempo, assinalou o local onde este se encontra.
A câmara, o local de enterramento por excelência, tem planta poligonal constituída por nove esteios que atingem alturas superiores a 3,5 metros. O quarto esteio do lado N da câmara é decorado com pinturas a ocre vermelho, formando uma composição geométrica.
O espólio é muito numeroso, com cerca de mil objetos, constituindo, deste modo, a maior coleção de artefactos disponível no âmbito do megalitismo da região. Foram recolhidos também vários fragmentos de ossos humanos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Dólmen de Sobreda na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-24 00:34:22]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron