As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

1 min

Dominique de Villepin
favoritos

Diplomata, político e governante francês, Dominique Villepin nasceu a 14 de novembro de 1953, em Rabat, em Marrocos, sendo filho de um político gaulês.

Villepin é licenciado em Artes e Direito, assim como fez uma graduação na Escola Nacional de Administração. Tem também um diploma do Instituto de Estudos Políticos.

Em junho de 1980 foi nomeado Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, tendo ficado encarregue, no ministério, das relações com África e Madagáscar até 1984.

Neste ano foi nomeado primeiro secretário da Embaixada de França em Washington, nos Estados Unidos da América, passando a segundo conselheiro em 1987.
Esteve em Washington nestas funções até 1989, ano em que foi transferido para a Embaixada de Nova Deli, na Índia. Aqui continuou como segundo conselheiro até 1990, ano em que subiu a primeiro conselheiro. Esteve mais dois anos na Índia, antes de regressar a França, em 1992, para diretor-adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, novamente encarregue das relações com África e Madagáscar.

Em 1993 passou a diretor do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, funções que desempenhou até 1995.
A partir de maio de 1995 passou a Secretário-Geral da Presidência da República, onde esteve até maio de 2002, tendo sido chamado para o cargo pelo presidente Jacques Chirac.
Em 1997 foi um dos responsáveis pela decisão de Chirac de dissolver o Parlamento francês.

O estilo de Villepin não é muito apreciado pelos deputados franceses, que o consideram demasiado arrogante.

Em fevereiro de 2003 notabilizou-se ao pedir insistentemente no Conselho de Segurança das Nações Unidas que fosse dado mais tempo aos inspetores da ONU para poderem trabalhar no Iraque à procura de armas de destruição maciça. Sempre defendeu que a diplomacia era a solução para a resolução do conflito no Iraque.

Em junho de 2003 foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros de França.
Dominique Villepin, para além de diplomata e político, escreveu diversos livros sobre a cultura contemporânea francesa e sobre Napoleão.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Dominique de Villepin na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-25 06:12:15]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov