Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

2 min

Donald Trump
favoritos

Empresário e milionário norte-americano, Donald John Trump nasceu a 14 de junho de 1946, em Nova Iorque. Filho de um magnata do ramo imobiliário, começou a trabalhar ainda novo com o pai e desde logo revelou vocação para lidar com dinheiro.

Depois de completar os estudos numa academia militar, inscreveu-se em estudos financeiros numa universidade da Pensilvânia, onde se licenciou em 1968. Disposto a fazer fortuna, aproveitando os conhecimentos que adquiriu na universidade e ao trabalhar com o pai, Donald deixou Queens, onde vivia, e mudou-se para Manhattan, ambos bairros de Nova Iorque. Mesmo sem ter dinheiro suficiente, conseguiu inscrever-se num clube de ricos em Nova Iorque, tendo para tal usado o seu poder de negociação. Aí integrado, iniciou uma série de contactos que lhe permitiram conseguir diversos negócios bastante lucrativos.
Torre Trump na Quinta Avenida em Nova Iorque

Começou uma bem sucedida carreira imobiliária a recuperar velhos edifícios para depois ter lucros com eles ao comprar, em 1975, um hotel decadente que transformou numa unidade moderna. Na década de 1980 tornou-se proprietário de edifícios como a Trump Tower, na 5.ª Avenida de Nova Iorque, o Trump Parc, o Plaza Hotel e o New Jersey Generals. Estendeu ainda os seus negócios ao mundo dos casinos em Atlantic City e Nova Jérsia e ao ramo dos transportes através da companhia aérea Trump Shuttle.

Em 1987 lançou a autobiografia The Art of Deal (a arte de negociar), seguindo-se três anos depois uma outra, Surviving at the Top (aguentar por cima). Ironicamente, em 1990 o seu império entrou em situação de bancarrota porque Donald Trump não conseguiu pagar à banca uma dívida acumulada de dois biliões de dólares. Nesse mesmo ano, terminou o seu casamento com Ivana Trump, tendo ficado desfeito um dos casais mais mediáticos da alta sociedade americana.

Em finais da década de 1990 conseguiu recuperar a fortuna e resolveu contar a sua história no livro The Art of the Comeback (a arte de regressar), naquela que era já a sua terceira autobiografia.

Donald Trump dedicou-se, entretanto, ao mundo do espetáculo e tornou-se produtor do concurso Miss America e, mais tarde, do Miss Universo. Paralelamente, participou em diversas séries de televisão e filmes representando-se a si próprio, como aconteceu em O Principe de Bel Air (1996) e Sozinho em Casa 2 (1992).

Em 1999 anunciou a intenção de candidatar-se a Presidente dos Estados Unidos da América nas eleições de 2000, mas acabou por não avançar com a decisão.

Em 2004 tornou-se líder de um concurso televisivo de sucesso chamado "The Apprentice", que consistiu numa série de 15 episódios em que as aptidões de 16 candidatos eram avaliadas por Donald Trump mediante a realização de provas. Os concorrentes iam sendo eliminados e o último, como prémio, era contratado por Trump para administrar um dos seus empreendimentos.

A sua pretensão política é renovada com o anúncio, em 2015, da candidatura à presidência americana nas eleições de 2016, como representante do Partido Republicano. Após uma longa disputa pelos votos com Hillary Clinton, Trump vê confirmada a vitória nas urnas a 9 de novembro de 2016, tornando-se o 45.º presidente dos Estados Unidos da América.

 
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Donald Trump na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-07 17:56:21]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes