Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

doninha
favoritos

Mamífero da família dos Mustelídeos cuja dispersão geográfica se estende da Sibéria a toda a Europa e ao Norte de África. A doninha (Mustela nivalis) é um animal com corpo alongado, cujo comprimento oscila entre os 17 e 28 centímetros, e a cauda curta com cerca de 4 centímetros.
A pelagem do dorso é castanha e a do abdómen é branca. A cauda nunca apresenta a ponta negra embora nas latitudes mais setentrionais a pelagem possa ficar toda branca.
Vive em zonas de terrenos cultivados e na montanha até aos 3000 metros. Evita sempre as zonas húmidas. Tem vida diurna e noturna sendo uma hábil caçadora de ratos e outros pequenos vertebrados e por vezes também come aves, ovos e insetos.
A Doninha-fedorenta (Memphitis memphitis) é conhecida por libertar um cheiro nauseabundo quando se sente ameaçada
Acasala durante todo o ano. A gestação demora de 33 a 36 dias de que nascem entre 4 e 12 crias. Podem ocorrer 1 ou 2 partos por ano. O macho participa nos cuidados que são necessários à ninhada.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
doninha na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$doninha [visualizado em 2025-07-14 20:11:14].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix