drama romântico
Modalidade do drama, que, como tal, privilegia a dinâmica do conflito, o drama romântico veicula conflitos emocionais, muitas vezes em situação do quotidiano. No romantismo, em geral, despreocupado com uma expressão realista do mundo, opunha num conflito o herói e o vilão, embora a temática se tecesse sempre em volta de acontecimentos de cariz sentimental e amoroso.
Garrett, recorrendo a muitos elementos da tragédia clássica, constrói um drama romântico, definido pela valorização dos sentimentos humanos das personagens; pela tentativa de racionalmente negar a crença no destino, mas psicologicamente deixar-se afetar por pressentimentos e acreditar no sebastianismo; pelo uso da prosa em substituição do verso e pela utilização de uma linguagem mais próxima da realidade vivida pelas personagens (diferente do tom solene da tragédia clássica); sem preocupações excessivas com algumas regras, como a presença do coro ou a obediência perfeita à lei das três unidades (ação, tempo e espaço).
Na peça Frei Luís de Sousa é possível identificar diversas características românticas, que justificam a classificação de "drama romântico" que lhe atribuiu o seu autor (na Memória ao Conservatório Real): o amor da Pátria (o patriotismo e o nacionalismo de Manuel de Sousa Coutinho; o idealismo patriótico de Maria); o amor pela Liberdade (quase uma nova religião); a religiosidade, as crenças, os agouros, as superstições, as visões; a apologia do individualismo (o conflito entre a sociedade e o indivíduo, entre o código moral e o desejo de ser feliz), a morte como solução para os problemas; o fatalismo (o destino comanda a vida das personagens) e a evidente intenção pedagógica (a problemática dos filhos ilegítimos, a denúncia da falta de patriotismo de alguns).
Para além destes aspetos, há ainda ao longo da intriga dramática uma atmosfera psicológica do sebastianismo com a crença no regresso do monarca desaparecido e a crença no regresso da liberdade. Telmo Pais é quem melhor alimenta estas crenças, mas Maria mostra-se a sua melhor seguidora. Percebe-se também uma atmosfera de superstição, nomeadamente desenvolvida em redor de D. Madalena.
Garrett, recorrendo a muitos elementos da tragédia clássica, constrói um drama romântico, definido pela valorização dos sentimentos humanos das personagens; pela tentativa de racionalmente negar a crença no destino, mas psicologicamente deixar-se afetar por pressentimentos e acreditar no sebastianismo; pelo uso da prosa em substituição do verso e pela utilização de uma linguagem mais próxima da realidade vivida pelas personagens (diferente do tom solene da tragédia clássica); sem preocupações excessivas com algumas regras, como a presença do coro ou a obediência perfeita à lei das três unidades (ação, tempo e espaço).
Na peça Frei Luís de Sousa é possível identificar diversas características românticas, que justificam a classificação de "drama romântico" que lhe atribuiu o seu autor (na Memória ao Conservatório Real): o amor da Pátria (o patriotismo e o nacionalismo de Manuel de Sousa Coutinho; o idealismo patriótico de Maria); o amor pela Liberdade (quase uma nova religião); a religiosidade, as crenças, os agouros, as superstições, as visões; a apologia do individualismo (o conflito entre a sociedade e o indivíduo, entre o código moral e o desejo de ser feliz), a morte como solução para os problemas; o fatalismo (o destino comanda a vida das personagens) e a evidente intenção pedagógica (a problemática dos filhos ilegítimos, a denúncia da falta de patriotismo de alguns).
Para além destes aspetos, há ainda ao longo da intriga dramática uma atmosfera psicológica do sebastianismo com a crença no regresso do monarca desaparecido e a crença no regresso da liberdade. Telmo Pais é quem melhor alimenta estas crenças, mas Maria mostra-se a sua melhor seguidora. Percebe-se também uma atmosfera de superstição, nomeadamente desenvolvida em redor de D. Madalena.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – drama romântico na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-24 20:51:47]. Disponível em
Outros artigos
-
MariaNascida cerca do ano 15 a. C., provavelmente em Jersusálem, pouco se sabe sobre a sua ascendência. P...
-
Telmo PaisPersonagem da peça Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, Telmo Pais, o velho criado, aio de D. Joã...
-
PátriaPoema de Guerra Junqueiro dedicado à memória de José Falcão, ainda inspirado pelas consequências soc...
-
Memória ao Conservatório RealO Conservatório de Arte Dramática foi criado pela rainha D. Maria II por um decreto de 15 de novembr...
-
Frei Luís de SousaManuel de Sousa Coutinho, assim era o seu verdadeiro nome, nasceu em Santarém, cerca de 1555, e era ...
-
Geração de 70Assim se designa o grupo de jovens intelectuais portugueses que, primeiro em Coimbra e depois em Lis
-
adagiárioColeção de adágios (ou provérbios, ditados, anexins, rifões). O adágio, à semelhança do apotegma, é
-
AbjeccionismoCorrente estreitamente ligada ao surrealismo, surgida no final da década de 40 do século XX, cuja au
-
acrósticoTexto lírico, geralmente pequeno, em que se lê verticalmente um nome ou uma frase formada com a prim
-
academismoObediência estrita, nas letras e nas artes, ou em outras áreas culturais, aos preceitos académicos,
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – drama romântico na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-24 20:51:47]. Disponível em