Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Duarte Lima
favoritos

Político português, Domingos Duarte Lima nasceu em 1956, em Miranda do Douro, em Bragança.

Advogado e jurista de profissão, destacou-se na política, tendo desempenhado diversos cargos de relevo no Partido Social Democrata (PSD).

Começou por ser presidente da Federação Distrital de Bragança do PSD, mas viria a mudar-se para Lisboa onde prosseguiu a sua carreira política.

Eleito deputado à Assembleia da República chegou, durante a primeira metade da década de 90, a líder parlamentar do PSD.

Em janeiro de 1997 venceu as eleições para a presidência da Federação Distrital do PSD/Lisboa, mantendo-se como deputado na Assembleia da República.

Em novembro de 1998, durante um exame médico de rotina, foi-lhe detetada uma leucemia em estado avançado, o que o obrigou a um internamento imediato.

Esteve seis meses internado mas após um transplante acabou por recuperar da doença e retomar a sua atividade partidária. O ex-líder parlamentar do PSD foi substituído por José Pacheco Pereira. Em outubro de 2002 foi um dos impulsionadores da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

O lançamento da associação foi assinalado com um concerto de beneficência no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, que contou com a presença do tenor argentino José Cura e dos cantores portugueses Rui Veloso e Luís Represas, entre outros. O objetivo imediato da APCL foi fundar um banco nacional de dadores de medula.

Duarte Lima iniciou também em 2002 uma colaboração regular como cronista do semanário Expresso.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Duarte Lima na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-12 03:28:32]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez