Dushambe
Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Tajiquistão, Dushambe situa-se no Oeste do país, 150 km a norte da fronteira com o Afeganistão, na Ásia Central. É banhada pelo rio com o mesmo nome, situando-se a cerca de 823 metros de altitude. Possui uma população de cerca de 600 000 habitantes (2005).
História e Monumentos
Existem algumas evidências arqueológicas na zona que indicam ter sido habitada no Neolítico. Porém, só no século XVII e XVIII foi referida uma aldeia com o nome de Dushambe. No século XVIII foi construído no seu local um pequeno forte e no século seguinte a aldeia tornou-se um centro de comércio regional e de produção artesanal. Após longa luta pelo controlo da área por chefes regionais, o governo czarista concedeu-a ao emir de Bukhara, em 1868, como forma de o compensar pela perda de outros territórios para o governado russo do Turquestão. A Guerra Civil que teve lugar após a Revolução Russa causou graves danos na cidade. Em 1920, o último emir de Bukhara refugiou-se na cidade depois de ter sido derrotado pela revolução bolchevique e usou-a como base da sua luta contra os comunistas. Em 1921, o Exército Vermelho tomou Dushambe, que em 1925 foi declarada oficialmente como cidade.
Em 1929, com a construção do caminho de ferro, a cidade tornou-se capital da república socialista soviética de Tajik, sendo até aí conhecida por Dyushanbe. A partir de 1929 foi renomeada Stalinabad, em honra de Estaline, sob o regime soviético separado do Usbequistão. Em 1991, o país declarou independência e um ano depois a cidade sofreu graves danos durante a guerra civil que durou até 1997.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
O seu nome deriva do persa e significa "segunda-feira", referindo-se ao local onde existia um mercado nesse dia. Após os danos que sofreu no final da década de 90, tornou-se uma cidade delapidada, com faltas recorrentes de eletricidade e água, em processo de reconstrução. Dos seus principais pontos turísticos, destaque para a Sinagoga, a Mesquita Haji Yakoub, o Museu de Etnografia, o Museu Nacional do Tajiquistão, o Palácio Vahdal e a Catedral Ortodoxa Russa.
Economia
Os soviéticos transformaram a cidade num centro para a produção de algodão e de seda, atividades que cresceram e se mantiveram. É um importante centro industrial, possuindo indústrias de vestuário, maquinaria, dispositivos elétricos, curtumes, peças para tratores e ainda a indústria alimentar. Alberga mais de 100 fábricas, bem como um centro de publicidade, televisão, rádio e ainda a produção de filmes.
-
TajiquistãoGeografia País da Ásia Central. Faz fronteira com a China, a leste, o Afeganistão, a sul, o Usbequis...
-
UsbequistãoGeografia País da Ásia Central faz fronteira com o Cazaquistão, a norte e a oeste, o Quirguistão, a ...
-
Revolução RussaEm 1905, a Rússia foi abalada por dois acontecimentos que a marcaram profundamente: a derrota na gue...
-
NeolíticoDesignado primitivamente como sendo o período da pedra polida, por oposição à pedra lascada, cedo se...
-
AfeganistãoGeografia País do sul da Ásia. Situado a oeste da cordilheira dos Himalaias, possui uma superfície t...
-
KampalaAspetos Geográficos Capital do Uganda, Kampala situa-se no Centro-Sul do país, nas margens do Lago V
-
San JuanAspetos Geográficos Capital e maior cidade de Porto Rico, San Juan localiza-se perto da ponta leste
-
KarachiA cidade de Karachi situa-se próximo da costa com o mar Arábico, no oceano Índico, e das margens do
-
JerusalémAspetos Geográficos Jerusalém é a capital de Israel e está situada na extremidade de um planalto, a
-
KandaharA cidade de Kandahar é a capital da região administrativa com o mesmo nome e fica situada no Sul do