Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

Eleagnáceas
favoritos

Família de dicotiledóneas, distribuída por três géneros e cerca de 50 espécies. São plantas arbóreas ou pequenos arbustos, normalmente espinhosas.
As Eleagnáceas (Elaeagnaceae) distribuem-se pelas regiões temperadas, subtropicais e tropicais. Encontram-se essencialmente nas latitudes médias do hemisfério Norte, com alguns representantes na Austrália, quase sempre em zonas mais ou menos secas ou próximas do litoral.
As folhas das plantas desta família são simples, inteiras, alternas ou opostas e sem estípulas.
As flores, solitárias ou dispostas em inflorescências, são olorosas, geralmente hermafroditas, mas por aborto de um dos sexos podem ser unissexuais. O perianto é sepaloide, normalmente com quatro tépalas. O androceu tem geralmente quatro ou oito estames e o gineceu um único carpelo. O ovário é ínfero e unilocular, características que são percetíveis por fora.
O fruto é uma baga ou drupa.
É característica da família a presença de pelos escamosos peltados nos rebentos jovens, dos dois lados das folhas e nas flores.
São géneros de Eleagnáceas a Elaeagnus, a Hippophae e a Shepherdia. O elegno (Elaeagnus commutata) é um arbusto desta família cultivado como planta ornamental ou por possuir frutos comestíveis. Algumas das espécies, como a Elaeagnus angustifolia, são conhecidas por árvore-do-paraíso. Esta espécie encontra-se na região Mediterrânica e na Ásia central.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Eleagnáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-25 21:57:26]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto