Eleição do Rei Vamba
O reinado visigótico de Vamba durou de 672 a 680 e a lenda da sua eleição está rodeada de aspetos sobrenaturais e místicos.
Apesar de ser de sangue real, Vamba vivia como um lavrador pobre, à época em que o rei Recesvindo morreu sem deixar herdeiros.
O conselho dos godos da Península não conseguiu chegar a acordo para nomear um sucessor e pediu ajuda ao Papa que, sem saber o que decidir, se pôs a rezar por uma solução.
Foi então que Deus lhe revelou a existência de Vamba e da sua linhagem real e lhe disse que o futuro rei seria encontrado a lavrar a terra com um boi branco e um boi vermelho. Os embaixadores regressaram com a indicação papal e depressa o conselho godo enviou mensageiros por todo o reino, acabando por encontrar Vamba nas circunstâncias reveladas por Deus ao Papa.
Mas Vamba não se achou à altura da escolha e, enterrando a sua vara de madeira no chão, disse que só seria rei quando a vara tivesse flores e frutos. Mal terminou de pronunciar essas palavras, assim aconteceu.
Vamba deu graças a Deus pelo sucedido e partiu com os mensageiros, na companhia da sua esposa.
A lenda diz que, quando Vamba foi ungido rei em Toledo, estando de joelhos em frente ao altar de Santa Maria, saiu-lhe da boca uma abelha que voou para o céu, o que significava que este rei honraria o seu título e o seu reino.
O rei Vamba ficou famoso pela sua coragem como guerreiro e pela legislação que promulgou durante o seu reinado.
-
MariaNascida cerca do ano 15 a. C., provavelmente em Jersusálem, pouco se sabe sobre a sua ascendência. P...
-
ToledoCidade histórica da Espanha considerada Património Mundial em 1986. Banhada pelo Tejo, situa-se na C...
-
Metalurgia dos CeltasUm dos fatores de maior desenvolvimento do espaço europeu ocorreu durante os inícios do primeiro mil
-
Civilização do Vale do IndoA civilização do Indo, uma das primeiras grandes civilizações da História, situava-se no Punjab e fo
-
Língua, Cultura e Património da Civilização Visigótica na P. IbéricaApós a estabilização das relações entre os Visigodos, as populações autóctones da Península Ibérica
-
ChauabtisDo egípcio antigo ushabti ou shawabti, as "chauabtis" eram estatuetas ou figurinhas funerárias, norm
-
Cultura Castreja Pré-romanaOs aspetos particulares da Zona Noroeste da Península Ibérica, onde se destacam as acentuadas variaç
-
Ritos e Mitos dos CeltasConhecemos relativamente mal a religiosidade dos povos celtas. Os textos mais antigos em língua celt
-
Renascimento CarolíngioA obra levada a cabo pelos Carolíngios durante o império iniciado por Pepino, o Breve, quando elimin
-
O Cavalo de TroiaO cavalo de Troia faz parte de um dos famosos estratagemas criados por Ulisses, com a finalidade de