Elizabeth Blackwell
Médica britânica, naturalizada norte-americana, Elizabeth Blackwell nasceu a 3 de fevereiro de 1821, em Counterslip, em Bristol, na Grã-Bretanha.
Filha de um refinador de açúcar, a jovem e os seus oito irmãos mudaram-se para Cincinnati, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos da América, em 1832. Formou-se em Medicina, em 1849, na Geneva Medical College, em Nova Iorque (atualmente Hobart and William Smith Colleges). Elizabeth e a sua irmã Emily Blackwell tornaram-se nas primeiras mulheres a obter o diploma e a poder exercer medicina. Em abril desse ano, naturalizou-se cidadã norte-americana.
Ainda em 1849, partiu para a Europa onde estudou obstetrícia, na La Maternité, em Paris. Aí contraiu uma infeção ocular que a deixou cega do olho esquerdo, vendo-se, por isso, forçada a abandonar a ideia de se tornar médica cirurgiã. Entre 1850 e 1851, frequentou o St. Bartholomew's Hospital, em Londres, sob a orientação do médico James Paget.
De regresso a Nova Iorque, em 1951, começou a exercer medicina e, juntamente com a irmã e com Marie Zakrzewska, criou a New York Infirmary for Indigent Women and Children (1857), a primeira instituição a trabalhar exclusivamente com mulheres médicas.
Em 1858, partiu de novo para Londres onde realizou alguns cursos e conferências sobre medicina e sobre a relação das mulheres com aquela área de trabalho. Em 1959, tornou-se na primeira mulher ficar inscrita nos registos médicos britânicos e, nessa altura, conheceu a jovem inglesa Elizabeth Garrett Anderson, futura médica, a primeira inglesa a exercer medicina.
Depois de ter regressado aos Estados Unidos da América e de aí ter fundado com a irmã Emily a Women's Medical College of the New York Infirmary (1868), Elizabeth Blackwell decidiu, em 1869, estabelecer-se definitivamente em Inglaterra e, em 1871, foi uma das fundadoras da National Health Society of London. Entre 1875-1907, lecionou Ginecologia na London School of Medicine for Women.
Das várias obras publicadas por Elizabeth Blackwell salientam-se The Physical Education of Girls (1852), Counsel to Parents on the Moral Education of Their Children (1878) e a sua autobiografia Pioneer Work in Opening the Medical Profession to Women (1895).
Elizabeth Blackwell faleceu a 31 de maio de 1910, em Hastings, em Sussex, na Grã-Bretanha.
-
Grã-BretanhaSituada ao largo da costa ocidental da Europa, a Grã-Bretanha é, com os seus 229 903 km2, a maior da...
-
InglaterraPaís do Reino Unido. Ocupa a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha. A Inglaterra é o país hist...
-
Estados Unidos da AméricaGeografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...
-
Elizabeth Garrett AndersonMédica, política e feminista inglesa nascida a 9 de junho de 1836, em Whitechapel, em Londres, na Gr...
-
LondresAspetos Geográficos Londres, a capital do Reino Unido, localiza-se na Grã-Bretanha, mais precisament...
-
ParisAspetos Geográficos Cidade do Norte de França e capital do país, está situada a 370 km da foz do rio...
-
Emily BlackwellMédica e professora inglesa nascida a 8 de outubro de 1826, em Bristol, Grã-Bretanha. Filha de um re...
-
OhioEstado membro dos Estados Unidos da América. Situado a sul do lago Erie, no Leste do país, abrange u...
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
LicopodiáceasFamília de pteridófitas pertencente à divisão licopodíneas. As Licopodiáceas (Lycopodiaceae) são pla