Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

endometriose
favoritos

A endometriose é uma enfermidade ginecológica que afeta, quase exclusivamente, as mulheres em idade reprodutora. Esta doença caracteriza-se pelo surgimento do endométrio (camada de tecido superficial do útero, que é renovada mensalmente pela menstruação) em locais não habituais, como as trompas de Falópio, ovários, ligamentos de suspensão do útero, bexiga, septo reto-vaginal, parede da pélvis e fundo do saco de Douglas.
Não existe consenso em torno das causas da endometriose, estimando-se que ocorra em 5 a 10% das mulheres. Embora cerca de 25% das doentes com endometriose não apresentem sintomas evidentes, a dor é, normalmente, o mais manifesto, sendo frequente a referência a dores pélvicas crónicas, relações sexuais dolorosas e dificuldades em engravidar, para além de dores fortes acompanhadas de alterações urinárias e intestinais durante a menstruação.
O diagnóstico é feito através de exame ginecológico e da análise da história clínica, a que se podem juntar exames de ultrassons, histológicos e laparoscópicos. O tratamento depende da extensão e da fase da doença, podendo ir da administração regular de anticoncecionais orais (normalizam os níveis hormonais) até à cirurgia, de acordo com a gravidade da anomalia.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
endometriose na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$endometriose [visualizado em 2025-07-16 19:33:53].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix