entrevista
A entrevista é uma situação social de interação face a face desenrolada num determinado contexto. Neste sentido, é condicionada pela própria dinâmica do processo de entrevista e pelos atributos dos protagonistas, pelo que a respetiva capacidade de controlo é relativizada em função de determinados fatores, nomeadamente: a situação da entrevista (território, cenários, instituto de investigação, etc.); as características do entrevistado (cognitivas, motivacionais, etc.); as características do entrevistador (aspeto físico, quadro de referência, etc.); a relação entrevistador/entrevistado (distância social percetível, confiança, etc.); e a linguagem (enquanto indício que permite ao entrevistado situar o entrevistador, deve ser acessível e conforme às expectativas do entrevistado - sobre o entrevistador -, motivando-o e validando todas as respostas).
Existem vários tipos de entrevista - clínicas (respostas livres a um tema proposto), em profundidade, de respostas livres, centradas, de questões abertas e de questões fechadas (respostas forçadas a perguntas previamente fixadas), diminuindo o grau de liberdade dos intervenientes e o nível de profundidade da informação recolhida e aumentando o número de questões e a vertente quantitativa de análise. O método mais adequado está dependente, quer das características do entrevistador e do entrevistado, quer das exigências da própria entrevista, do qual dependerá a preparação, a condução e o registo da mesma.
Através das observações preliminares, o entrevistador clarifica os papéis de entrevistado e de entrevistador, equilibrando, desta forma, as relações de poder entre ambos, e estabelece um ambiente de mútua confiança, reforçado ao longo do desenvolvimento da entrevista, recorrendo, para tal, quer à comunicação verbal, quer à comunicação não verbal. A formulação das questões deverá evitar a transparência do quadro de referência do entrevistador, potenciador de perguntas capciosas e de reações de defesa por parte do entrevistado. Como tal, a seleção dos entrevistadores terá em conta não só as suas competências técnicas, mas também o conjunto das respetivas características, sendo essencial a sua formação e controlo.
O registo e a transcrição das entrevistas varia consoante as situações e o tipo de entrevista, tendo como objetivo fundamental facilitar os posteriores tratamento e análise dos dados.
Existem vários tipos de entrevista - clínicas (respostas livres a um tema proposto), em profundidade, de respostas livres, centradas, de questões abertas e de questões fechadas (respostas forçadas a perguntas previamente fixadas), diminuindo o grau de liberdade dos intervenientes e o nível de profundidade da informação recolhida e aumentando o número de questões e a vertente quantitativa de análise. O método mais adequado está dependente, quer das características do entrevistador e do entrevistado, quer das exigências da própria entrevista, do qual dependerá a preparação, a condução e o registo da mesma.
Através das observações preliminares, o entrevistador clarifica os papéis de entrevistado e de entrevistador, equilibrando, desta forma, as relações de poder entre ambos, e estabelece um ambiente de mútua confiança, reforçado ao longo do desenvolvimento da entrevista, recorrendo, para tal, quer à comunicação verbal, quer à comunicação não verbal. A formulação das questões deverá evitar a transparência do quadro de referência do entrevistador, potenciador de perguntas capciosas e de reações de defesa por parte do entrevistado. Como tal, a seleção dos entrevistadores terá em conta não só as suas competências técnicas, mas também o conjunto das respetivas características, sendo essencial a sua formação e controlo.
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Como referenciar
Porto Editora – entrevista na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-05-23 15:45:44]. Disponível em
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