Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Equídeos
favoritos

Os Equídeos selvagens atuais, cavalos, burros, zebras e hemíonos encontram-se em duas áreas geográficas distintas, a asiática e a africana. As diferenças entre as espécies dos dois grupos são graduais.
Sujeitos à predação dos grandes carnívoros evoluíram até o seu corpo alcançar uma forma esbelta e extremidades longas, adquirindo desta maneira grande velocidade de fuga. Os dedos que nas espécies primitivas eram quatro reduziram-se a um nos equídeos atuais, tendo só o terceiro dedo, estando o segundo e o quarto representados por vestígios dos metacarpos e metatarsos.
As extremidades terminam por formações córneas características, os cornos, dotadas de uma certa elasticidade e bastante resistentes. Apresentam os sentidos do olfato e do ouvido muito desenvolvidos, o que lhes facilita a deteção de predadores. O regime alimentar é herbívoro. Vivem sobretudo em estepes. A família dos Equídeos é, atualmente, constituída por um único género Equus, de que fazem parte cavalos, burros, zebras e hemíonos. Os hemíonos encontram-se na Mongólia.

A zebra é um equídeo africano, aparentado do burro
Os burros são equídeos usados para transporte de pessoas e cargas, muito conhecidos pela sua teimosia
Hemíono - espécie de cavalo selvagem originário da Mongólia que pertence à família dos Equídeos
Potro e égua adulta, animais da família dos Equídeos
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Equídeos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$equideos [visualizado em 2025-07-08 00:22:25].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix