Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Era Uma Vez na América
favoritos

Épico assinado por Sérgio Leone, em 1984, e protagonizado por Robert De Niro e James Woods. Durante cerca de quatro horas, somos confrontados com a história de dois judeus que crescem juntos e abraçam ambos uma vida de crime, tornando-se reputados gangsters.
Fazem diversos negócios ilícitos durante a época da Lei Seca até ao momento em que se traem, ficando cerca de três décadas sem se verem.
O filme marcou mais um conflito entre Leone e os seus produtores americanos, que não concordaram com a duração original do filme, retalhando-o na sala de montagem. Contudo, não diminuíram a qualidade do filme, que pretende retratar uma história de amizade entre duas crianças a qual permaneceria apesar da traição mútua. O realizador procurou também fazer uma abordagem original do tema, fugindo à filmagem tradicional segundo uma sucessão cronológica rígida. Leone exigiu uma vez mais a colaboração do compositor italiano Ennio Morricone, que assina uma banda sonora notável pela sua melancolia e simplicidade.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Era Uma Vez na América na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-22 00:10:59]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto