Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Era Uma Vez na América
favoritos

Épico assinado por Sérgio Leone, em 1984, e protagonizado por Robert De Niro e James Woods. Durante cerca de quatro horas, somos confrontados com a história de dois judeus que crescem juntos e abraçam ambos uma vida de crime, tornando-se reputados gangsters.
Fazem diversos negócios ilícitos durante a época da Lei Seca até ao momento em que se traem, ficando cerca de três décadas sem se verem.
O filme marcou mais um conflito entre Leone e os seus produtores americanos, que não concordaram com a duração original do filme, retalhando-o na sala de montagem. Contudo, não diminuíram a qualidade do filme, que pretende retratar uma história de amizade entre duas crianças a qual permaneceria apesar da traição mútua. O realizador procurou também fazer uma abordagem original do tema, fugindo à filmagem tradicional segundo uma sucessão cronológica rígida. Leone exigiu uma vez mais a colaboração do compositor italiano Ennio Morricone, que assina uma banda sonora notável pela sua melancolia e simplicidade.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Era Uma Vez na América na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$era-uma-vez-na-america [visualizado em 2025-07-10 04:44:42].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix