Erik, «o Vermelho»
Explorador e chefe tribal oriundo da atual Noruega, nascido em Jären, cerca de 940 e falecido cerca de 1010.
Foi obrigado a fugir para a costa noroeste da Islândia devido a um crime de assassinato cometido por seu pai. Aí, ouvindo pescadores islandeses falarem de ilhas desconhecidas, parte à sua descoberta. Assim, cerca de 985, descobre a Gronelândia, empreendendo mesmo a sua colonização. Como tal, regressa em 988 para procurar colonos. Partem então 25 navios, só ali chegando 14. Os colonos instalam-se em fiordes na Gronelândia ocidental, abrigada dos ventos e do frio, na zona de Austerbygd. Erik instala-se em Brattahil, no Eriksfjord. Ali gozou de grande prestígio.
O seu filho, Leif Eriksson, que ajudou sempre o pai, introduziu o Cristianismo na Gronelândia, apesar da forte oposição deste.
Cerca do ano 1000, chega à América do Norte que batiza de Vinland, em virtude de por ver ali cepas bravas. Ainda promoveu a colonização da região (atual Nordeste dos E. U. A. e Sudeste do Canadá), tendo mesmo ali nascido uma criança, Snorri, mas tal desiderato nunca vingou.
-
CanadáGeografia País da América do Norte. Ocupando a maior parte da metade setentrional da América do Nort...
-
América do NorteAbrange uma área de 23 500 000 km2 e engloba o Canadá, os EUA, o México e a Gronelândia. Estende-se ...
-
CristianismoO termo "Cristianismo" significa, de um modo geral, a religião fundada por Jesus Cristo, ou o conjun...
-
Leif ErikssonNavegador e explorador islandês, que terá nascido por volta de 975 e falecido em 1020, é considerado...
-
NoruegaGeografia País da Europa do Norte. Situado na parte ocidental da península da Escandinávia, abrange ...
-
Giacomo da VignolaArquiteto maneirista italiano, Giacomo Barozzi da Vignola nasceu em 1507, em Vignola, Bologna, e mor
-
Deodoro da FonsecaPrimeiro Presidente da República e Marechal brasileiro, Manuel Deodoro da Fonseca nasceu a 5 de agos
-
D. Maria Sofia Isabel de NeuburgoMembro da monarquia (1666-1699), nasceu em Brevath, no ducado de Juliers, e morreu em Lisboa. Tornou
-
D. Maria Francisca Isabel de SaboiaFilha de Carlos de Saboia e de Isabel de Nemours, nasceu em 1646, em Paris, e faleceu em 1683, em Li
-
John D. RockefellerIndustrial norte-americano, John Davison Rockefeller nasceu a 8 de julho de 1839, numa quinta em Ric