Ermida de Nossa Senhora de Vagos
Profundamente reformulada no século passado, a Ermida de N. Sra. de Vagos é uma pequena capela de linhas simples. Antecedida por átrio de três arcos de volta perfeita, a capela é constituída por corpo e capela-mor. Sobre o átrio da entrada rasga-se uma janela circular que corresponde ao pequeno coro alto da ermida. Não possui torre sineira ou pequeno campanário.
Protegido pelo átrio, o portal nobre, do século XVI, abre em arco de volta perfeita. Lateralmente estão rasgados pequenos postigos. No lado direito ainda é visível um pequeno escudo heráldico, provavelmente mostrando as armas de Estêvão Coelho, cavaleiro da Ordem de Cristo e que faleceu no ano de 1515.
Nas paredes internas mostram-se seis cruzes relevadas de consagração, de data incerta. Também é ainda visível uma pia de água benta, em pedra, dos inícios do século XVI. O púlpito é gradeado por balaústres de madeira exótica, obra do século XVIII. Próximo da entrada, no pavimento, são visíveis três campas rasas setecentistas, guardando a memória de três importantes ermitões locais, membros da família Rodrigues Graça.
O retábulo é uma composição de talha dourada, expondo-se nele a grande imagem de pedra calcária da Virgem com o Menino, obra escultórica de escola coimbrã e datada do século XIV.
-
VirgemConstelação e sexto signo do Zodíaco, o seu período decorre entre 23 de agosto e 22 de setembro. Con...
-
Ordem de CristoHerdeira dos Templários em Portugal, extintos por Clemente V em 1312, a Ordem dos Cavaleiros de Noss...
-
Estêvão CoelhoTrovador português, cuja atividade poética está documentada entre o segundo e o terceiro quartéis do...
-
VagosAspetos Geográficos O concelho de Vagos, do distrito de Aveiro, localiza-se na Região Centro (NUT II...
-
Igreja da Graça (Santarém)João Afonso Teles de Meneses, conde de Ourém, foi o fundador do mosteiro onde se integrava esta igre
-
Igreja de N. Sra. da PiedadeFazendo parte integrante do concelho de Alenquer, a Aldeia Galega da Merceana possui um templo quinh
-
Museu da MúsicaEstá situado em Benfica, na cidade de Lisboa. É depositário de aproximadamente mil instrumentos e ac
-
Palácio Real da Vila de SintraPressupõe-se que o Paço Real de Sintra, cujo ex-líbris mais saliente são as duas chaminés cónicas -
-
Igreja da Misericórdia da GuardaA fachada da Igreja da Misericórdia é fortemente marcada pela sua verticalidade, ainda mais evidenci
-
Torre da ExpectaçãoTorre localizada em Ponte de Lima, também chamada de S. Paulo e do Postigo. Estas designações ficam