Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Escrofulariáceas
favoritos

Família de plantas dicotiledóneas que inclui cerca de 280 géneros e cerca de 3000 espécies. São plantas herbáceas ou arbustivas.
As Escrofulariáceas (Scrophulariaceae) são plantas que se distribuem por todos os continentes, encontrando-se desde regiões temperadas a tropicais. Em Portugal existem 20 géneros e 111 espécies.
As folhas das plantas desta família são simples, alternas ou opostas, inteiras ou recortadas e sem estípulas.
Flor de boca-de-lobo, também conhecida por papão
Bocas-de-lobo, flores da família das Escrofulariáceas, do género <i>Antirrhinum</i>
Dedaleira, planta do género Digitalis, da família das Escrofulariáceas
Ramo floral da dedaleira (Digitalis purpureie) com flores de corola campanulada
As flores estão isoladas ou dispostas em inflorescências geralmente terminais, que são cimeiras, racimos, espigas ou panículas. São flores hermafroditas, zigomorfas ou quase actinomorfas e, geralmente, com brácteas. O cálice, gamossépalo, é composto por três ou cinco sépalas e persistente. A corola é gamopétala, com quatro ou cinco pétalas, geralmente bilabiada. Os estames são didinâmicos, em número de cinco, quatro ou dois. O gineceu é bicarpelar e apresenta um estigma simples ou bilobado. O ovário é superior, com um ou vários óvulos por cada lóculo.
O fruto é uma cápsula, uma baga ou um esquizocarpo. A polinização é entomófila.
São exemplo de espécies existentes em Portugal a dedaleira (Digitalis purpurea), a abeloura (Digitalis thapsi), a escrofulária (Scrophularia auriculata) e a bocas-de-lobo (Antirrhinum graniticum), entre outras.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Escrofulariáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-08 09:49:08]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes