Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

Esquatinídeos
favoritos

Família de animais de vida aquática com esqueleto cartilagíneo do filo dos cordados, da classe dos peixes cartilagíneos ou condríctios, da ordem dos pleurotrematos. São animais com o corpo deprimido revestido por uma pele onde se encontram pequenas placas ósseas. Têm barbatanas pares estabilizadoras e a boca, adaptada para agarrar as presas, é guarnecida de dentes. Não possuem bexiga natatória. Estão providos de olfato bem desenvolvido e um sistema sensitivo de linha lateral também bem desenvolvido. Com a linha lateral detetam vibrações.
Os esquatinídeos Squatina squatina, também conhecidos por peixe-anjo ou viola, têm as barbatanas peitorais quadrangulares que não se unem anteriormente à cabeça. Podem atingir o comprimento de um a dois metros. A cor dorsal é castanha esverdeada, com manchas mais escuras ou esbranquiçadas. Encontra-se nos fundos móveis da costa portuguesa.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Esquatinídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-28 06:27:02]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto