Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

2 min

Estarreja
favoritos

Aspetos Geográficos
O concelho de Estarreja, do distrito de Aveiro, localiza-se na Região Centro (NUTII) no Baixo Vouga (NUTIII). É limitado a norte pelo concelho de Ovar, a este pelo de Oliveira de Azeméis, a sul, sudeste e sudoeste pelo de Albergaria-a-Velha e a oeste pelo da Murtosa. Está situada a cerca de 20 metros de altitude.
Abrange uma área de 108,3 km2, subdividida em 7 freguesias: Avanca, Beduído, Canelas, Fermelã, Pardilhó, Salreu e Veiros.
Em 2021, o concelho apresentava 26 229 habitantes.
O natural ou habitante de Estarreja denomina-se estarrejense.
A rede hidrográfica no concelho é densa, existindo esteiros e canais, sendo a linha de água mais importante o rio Antuã que desagua na ria de Aveiro.
 

História e Monumentos
Em 922, foi doado o Mosteiro de Sta. Marinha, localizado em Avanca, ao Bispo D. Gomado e ao Mosteiro de Crestuma. O antigo núcleo do atual concelho era o couto de Antuã e Avanca que foi doado, por D. Afonso II, ao mosteiro de Arouca e é também o núcleo atual da comarca de Estarreja.
A vila de Antuã, assim denominada, foi uma das vilas compreendidas nas Terras de Sta. Maria, que recebeu foral de D. Manuel I em novembro de 1519. Estarreja parece ter herdado os foros da antiga Antuã, que era propriedade da Coroa. O topónimo de Estarreja parece derivar de "Esta é Régia" expressão que refere o pagamento dos foros.
Do património arquitetónico são de destacar a Igreja de Sta. Marinha, em Avanca; várias capelas, nomeadamente a de Sta. Ana, a de N. da Paz (séc. XVIII) e a da N. Sra. do Carmo, na Quinta do Mato; e a Igreja de Santiago da Beduíno. Existem também várias quintas e solares, como a do Telhado e a do Marinheiro (séc. XIX), onde nasceu Egas Moniz; a estação do caminho de ferro (séc. XIX) e o monumento ao Emigrante.
 

Brasão do concelho de Estarreja
Igreja de Santiago de Beduído, Estarreja
Interior da Igreja de Santa Marinha de Avanca
Fachada principal da Igreja de Santa Marinha de Avanca
Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se no concelho várias festas, das quais merecem destaque: a de Sta. Marinha, realizada em Avanca no dia 18 de julho; a de S. Sebastião, também em Avanca; a de Sto. Ovídeo, a 3 de junho; e a de Sto. André, no lugar de Sto. André.
O feriado municipal é no dia 13 de junho.
Como curiosidade, é de assinalar que, em Pardilhó, se realizava a "Pesca ao Candeio", feita através da fisga, em noites escuras, na qual os pescadores locais mostravam a sua habilidade.
O artesanato do concelho está intimamente relacionado com a história do povo, que viveu da terra e do mar, tendo por isso um artesanato relacionado com os mesmos, como as algibeiras, as rodilhas, os gabrichos, as mantas muito coloridas, as cangas policromas e com valores antropológicos e os barcos moliceiros, coloridos, que são o ex-libris da população ribeirinha.
 

Economia
A agricultura é uma atividade com um peso significativo na economia local, nomeadamente a nível das pequenas propriedades, sendo de destacar o setor animal e a cultura do milho e da batata.
A indústria tem vindo a registar um incremento significativo, a tal ponto que este pode ser considerado um polo industrial do distrito de Aveiro, sobressaindo as indústrias de móveis em ferro, de produtos lácteos e de colchões.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Estarreja na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$estarreja [visualizado em 2025-06-19 08:07:08].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac