Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Estêvão III (IV)
favoritos

Papa siciliano, foi eleito em difíceis circunstâncias, após a cruel luta entre os partidários do primiceirus Cristóforo e do duque Toto de Nepi e a eleição e deposição de Constantino II. Foi sacerdote na igreja de Santa Cecília.
O seu papado ocorreu de 7 de agosto de 768 a 24 de janeiro de 772.
Foi, por este pontífice, convocado um sínodo no mês de abril de 769, em que Constantino II confessou o seu arrependimento e foi castigado com a penitência vitalícia e em que se recusou a iconoclastia e se estabeleceu que os candidatos à cadeira de São Pedro apenas poderiam ser cardeais presbíteros ou diáconos, sendo os eleitores exclusivamente clérigos. O número de cardeais aumentou para vinte e oito, abrangendo também diáconos e sacerdotes.
O poder franco em Roma sofreu um rude golpe quando o papa se quis subtrair à influência daqueles que tinham proposto a sua nomeação para poderem controlar a jurisdição papal, o já mencionado primicerius Cristóforo e o seu filho Sérgio, maquinando a sua morte com o rei lombardo, Desidério.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Estêvão III (IV) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$estevao-iii-(iv) [visualizado em 2025-07-13 15:49:50].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix