Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura2 min

Eubeia
favoritos

Ilha da Grécia oriental no mar Egeu, separada da parte sul do continente pelo golfo norte de Eubeia (Vórios Evvoikós Kólpos) e o estreito de Euripos (Évripos).

Eubeia tem aproximadamente 145 km de noroeste a Sudoeste e varia entre 6 e 48 km de largura, perfazendo um área de 3885 Km2.
A ilha é atravessada por uma cordilheira de montanhas, entre as quais se situam férteis planícies. O monte Delphi é o pico mais elevado, com 1745 metros sobre o nível do mar, no monte Galatsades, que tem de altura 1352 metros, encontram-se águas medicinais sulfúricas e plantas medicinais.

A ilha produz os tradicionais figos, oliveiras, vinhas, muito próprios da cultura mediterrânea; tem criações de gado e de abelhas e também permite a exploração mineira, por exemplo de mármore e magnesite.

Esta ilha grega foi conquistada pela Macedónia por volta do ano 338 a. C., e no século XV da nossa era (1470) foi dominada pelos turcos otomanos. A sua autonomia só veio a ser restaurada na década de trinta do século XIX (1830). A sua história confunde-se com a própria história da sua capital, Khalkis (Chalcis ou Chalkis).

Esta é a maior cidade da ilha, situada na Grécia oriental, é a capital do departamento de Eubeia e situa-se no estreito de Evripos, perto de Atenas. A velha cidade de Khalkis, um importante assentamento comercial e manufatureiro, era habitada por jónios. Este povo representava um dos três principais grupos étnicos (Eólios, Jónios e Dórios) dos gregos antigos, terá sido um dos primeiros povos de língua grega a chegarem à Grécia e que possivelmente terá originado a cultura da civilização minoica.

Os Jónios provavelmente terão ocupado a Ática e algumas partes de Eubeia, a maior parte das ilhas do mar Egeu e territórios na Ásia Menor. Este povo tinha uma natural apetência para as artes e as letras, mas, ao contrário das outras duas etnias gregas, eram menos vigorosos em termos militares.

Nos séculos IX e VIII a. C. a cidade servia de base ao estabelecimento de colónias na Macedónia, dando o seu nome à península da Calcedónia, e na Sicília (na Magna Grécia). Posteriormente tornou-se uma possessão de Atenas, em seguida da Macedónia e depois romana; na Idade Média esta comunidade desenvolveu-se sob o domínio da República de Veneza, que se prolongou de 1209 até à ocupação turca, no final do século XV.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Eubeia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$eubeia [visualizado em 2025-07-09 01:09:16].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix