Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

eucariontes
favoritos

Organismos em que as células ou material genético cromossómico (ou ambos) estão contidos num ou mais núcleos separados do citoplasma por membranas nucleares.
Algumas células eucarióticas, com exceção dos eritrócitos dos mamíferos não camelídeos e das células do floema, perdem os seus núcleos durante o desenvolvimento.
Contudo, todos os eucariontes se distinguem pelas suas células, geralmente de grande tamanho, pela presença de proteínas como a actina, a miosina, a tubulina e as histonas, cromossomas bastante densos, e pela grande variedade de membranas que rodeiam os organelos. A divisão celular ocorre por mitose e/ou meiose. Quando apresentam células locomotoras, algumas das proteínas acima citadas estão presentes.
Os organismos eucariontes podem existir no estado unicelular, como as leveduras, sob a forma de colónias, como algumas algas verdes (gén. Volvox), ou sob a forma de associações complexas de células variadas, como as plantas e os animais.
Os organismos eucariontes sucederam aos organismos procariontes no decurso da história da vida da Terra.
A transição de procariontes para os primeiros eucariontes é uma das maiores transições evolucionistas, precedida, relativamente à importância, pela origem da vida, ela própria uma evolução da célula.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – eucariontes na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-30 20:57:31]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto