Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Eugène Delacroix
favoritos

Pintor francês representativo do Romantismo, Eugène Delacroix nasceu a 26 de abril de 1798, em Val-de-Marne. Em 1815 foi aluno de Pierre-Narcise Guérin.
A sua criatividade é revelada em Dante e Virgílio nos Infernos (1822) e na obra monumental Cenas dos Massacres de Scio (1824), comprada pelo governo francês. A técnica da sua pincelada seria posteriormente usada pelos impressionistas. De visita a Inglaterra, familiariza-se com William Shakespeare e Byron e com a pintura de Constable e Bonington. Em 1827 expõe A Morte de Sardanapalo, quadro inspirado pela poesia de Lord Byron. Entretanto executa uma série de litografias para a edição francesa de Fausto, da autoria de Goethe e A Liberdade Guiando o Povo (1831), o último quadro verdadeiramente representativo da estética romântica.
O exotismo do Norte de África influenciou uma nova fase da sua pintura. Em Mulheres de Alger o seu génio excede-se na subtileza das tonalidades e dos jogos de luz. A partir de 1833 recebeu encomendas oficiais para a decoração de edifícios parisienses. Em toda a carreira, produziu cerca de 850 quadros e inúmeros desenhos, aguarelas, murais e litografias. Veio a falecer em Paris, a 13 de agosto de 1863.

"A Liberdade Guiando o Povo", 1831
"A Grécia nas Ruínas de Missolonghi", óleo sobre tela de Eugène Delacroix, 1826
Pormenor de "Autorretrato", óleo sobre tela, 1837
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Eugène Delacroix na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$eugene-delacroix [visualizado em 2025-07-19 16:37:34].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix