Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

exfoliação
favoritos

Um dos principais agentes da desagregação física das rochas é a variação de temperatura, cuja amplitude diária pode atingir os 50 oC nas regiões desérticas. A dilatação e a contração diferenciais dos minerais estão na origem da termoclastia, desagregação granular superficial ou desagregação de uma camada - descamação ou exfoliação (ou ainda esfoliação), fenómenos em que também intervêm agentes químicos.
As variações de temperatura agem indiretamente provocando, numa região húmida, a congelação da água contida nos poros e em fissuras. Ao congelar a água, o volume constante desenvolve a pressão de 14 kg/m2, o que provoca ruturas e dessolidarização dos fragmentos rochosos. É a crioclastia ou gelificação, que reflete a estrutura da rocha nos seus produtos, lages nas regiões graníticas, nas agulhas montanhosas a grande altitude e nos gneisses, micaxistos, fonólitos e certos calcários.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
exfoliação na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$exfoliacao [visualizado em 2025-07-13 12:20:33].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix