Faroeste
Durante o século XIX o mundo assistiu à ascensão dos Estados Unidos da América como uma grande potência. A primeira fase deste processo, que consolidou o papel dos EUA no panorama mundial, foi marcada pela conquista do Oeste, iniciada em 1787 com a ocupação de áreas no então Noroeste (que atualmente pertencem aos estados do Ohio, de Indiana, de Illinois e do Michigan), regiões onde se fixaram os colonos provenientes da Nova Inglaterra e de Nova Iorque.
Anos antes, em 1783, alguns colonos oriundos de Pittsburg desceram o rio Ohio, sendo depois seguidos por outros grupos de colonos, que pararam nalguns pontos do Norte onde fundaram novas cidades. No Ohio, Cincinnatti veio a tornar-se o principal centro urbano e, junto do Lago Erié, Moisés Cleveland fundou uma urbe que tomou o seu nome, Cleveland.
Os novos colonos eram agricultores e criadores de gado que, para exercerem as suas atividades produtivas, abateram florestas e arrotearam terrenos de modo a afastar os animais selvagens e proteger os terrenos de pastorícia. Duas medidas que, no entanto, colidiram com os interesses dos índios, e que provocaram violentos confrontos com as comunidades autóctones.
Estes colonos viviam em comunidades autossuficientes, apenas dependentes do exterior na comprar armas de fogo e arados para trabalhar a terra. Estes emigrantes no Sul invadiram o Tennessee, e ocuparam a Luisiana e a Florida, território espanhol até 1818. A conquista de Louisiana permitiu-lhes aceder a um território muito apetecível, o Texas.
Neste movimento de expansão para oeste os colonos assentaram nesta região, embora o México a considerasse como seu território. As disputas com o governo mexicano, nomeadamente acerca da escravatura, desencadearam uma insurreição. Neste ato revolucionário as tropas mexicanas do general Santa Ana não conseguiram deter os rebeldes, e assim, em 1843, o Texas declarou-se um estado independente. Passados dois anos entrou para a federação americana.
Em 1844 os EUA entraram em guerra com o México, que herdara de Espanha, além do Texas, um território já perdido, a Califórnia e o Novo México.
-
CalifórniaEstado membro dos Estados Unidos da América, situa-se a sudoeste. Está limitado pelos estados do Ore...
-
TexasEstado membro dos Estados Unidos da América. Situado no Sul do país, abrange uma área de 692 408 km2...
-
EspanhaGeografia País do Sudoeste da Europa. Ocupa a maior parte da Península Ibérica e inclui também os ar...
-
MéxicoGeografia País da América do Norte. Se tivermos em conta critérios relativos à origem da população e...
-
Santa AnaAs únicas informações a seu respeito fazem parte do Protoevangelho de Tiago, o Evangelho do Pseudo-M...
-
FloridaEstado membro dos Estados Unidos da América. Situado no extremo sudeste do país, ocupa a península c...
-
TennesseeEstado membro dos Estados Unidos da América. Situado a leste do rio Mississípi, abrange uma área de ...
-
MoisésÉ talvez a grande personalidade da História judaica, tal como ela vem contada no Antigo Testamento. ...
-
OhioEstado membro dos Estados Unidos da América. Situado a sul do lago Erie, no Leste do país, abrange u...
-
Nova IorqueAspetos Geográficos A cidade de Nova Iorque fica situada no sudeste do estado com o mesmo nome, na f...