Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

fatores de produção
favoritos

Os fatores de produção são os bens necessários à realização de um dado produto final. São os elementos que tornam possível a existência de produção.

Classicamente, a teoria económica considera três fatores de produção: o capital (usualmente representado por K), o trabalho (L) e os recursos naturais ou terra (T). Modernamente, somaram-se-lhes outros, como a tecnologia, o conhecimento e a organização empresarial.
Esquema dos Fatores de Produção

Existem fatores de produção fixos e variáveis. Os primeiros são aqueles cuja quantidade utilizada não se pode alterar. Já no caso dos últimos, a sua utilização pode ser livremente alterada. É esta distinção que define o importante conceito económico de período de reação das empresas. De facto, uma empresa pode reagir a alterações da procura do seu produto de duas formas: adotando um comportamento de período curto (alterando as quantidades utilizadas de alguns fatores, mas mantendo as de outros) ou de período longo (se alterar as quantidades de todos os fatores).

Logo, e por definição, a longo prazo, todos os fatores são variáveis (a empresa tem tempo para alterar as suas quantidades, se assim o entender), enquanto que a curto prazo coexistem fixos e variáveis (não existe a possibilidade anterior, já que o lapso de tempo é demasiado pequeno para que tal seja conseguido).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – fatores de produção na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-20 00:59:15]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe