Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Felice Beato
favoritos

Felice Beato nasceu em 1825, não havendo certezas quanto ao seu local de nascimento.
Aliás, durante muitos anos, julgou-se que Felice Beato e o irmão António Beato eram a mesma pessoa. A confusão surgiu do facto de ambos os nomes aparecerem juntos em várias fotografias. Mas o mistério foi recentemente resolvido, quando foram encontradas provas da presença simultânea de Beato em dois locais distintos.
Aliás, a investigação terá descoberto uma carta que o irmão António terá redigido a um jornal da época esclarecendo que ele - António - não tinha sido o autor das fotografias que tinham estado em exibição em Londres, mas sim o seu irmão Felice Beato, do Japão.
Felice Beato - o irmão fotógrafo - viveu principalmente no continente asiático, onde se dedicou a fotografar nos mais variados países, desde a India à Crimeia, passando pelo Japão, pela Palestina e por diversos outros países.
Beato foi o primeiro fotógrafo de guerra e, como tal, teve a oportunidade de acompanhar vários conflitos armados no continente asiático.
Tornou-se conhecido pelas fotografias que registou durante a Guerra da Crimeia, em 1855, e durante o motim indiano em 1858. Em 1860 fotografa a Guerra do Ópio, na China. Alguns anos mais tarde, já em 1885, fotografa as guerras do Sudão.
Mas Beato não se dedicou apenas a fotografar cenários de guerra. Em 1863, já a residir no Japão, produziu centenas de retratos etnográficos e paisagens. Três anos mais tarde é contratado para acompanhar uma expedição de paz norte-americana à Coreia. Nessa altura, e embora já fosse um fotógrafo famoso, conseguiu registar imagens espantosas do combate que deflagrou depois de gorados os esforços diplomáticos norte-americanos.
Ainda assim, e apesar da sua larga experiência em acompanhar conflitos armados, foram as imagens que Beato registou durante a sua estadia no país do Sol Nascente, onde viveu durante mais de vinte anos, que lhe conferiram notoriedade.
Depois de 1884, mudou-se para a Índia e terá morrido na Birmânia, em 1908.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Felice Beato na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$felice-beato [visualizado em 2025-07-18 05:52:13].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix