Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Ferdinand Tönnies
favoritos

Sociólogo alemão, Ferdinand Julius Tönnies nasceu em 1855, em Schleswig, e faleceu em 1936, em Kiel. As suas influências encontram-se na filosofia de Arthur Schopenhauer e de Friedrich Nietzsche. Foi um dos fundadores da Associação Alemã de Sociologia. Tönnies distinguia três ramos de sociologia: a pura, a aplicada e a empírica. Na sua obra principal, Gemeinschaft und Gesellschaft (1887), apresentou os conceitos de "comunidade" (Gemeinschaft) e de "associação" (Gesellschaft), guias fundamentais da sociologia empírica e aplicada no estudo das transformações das relações na sociedade. Nas sociedades rurais, camponesas, as pessoas estabelecem relações diretas umas com as outras e são reguladas por regras sociais tradicionais. Predomina a Wesenwille (a vontade natural), ditada pelas necessidades e convicções instintivas, pela expressão de sentimentos e pela emoção espontânea. Nas sociedades modernas, cosmopolitas, o interesse próprio e a conduta calculista enfraqueceu os contornos tradicionais das relações. Predomina a Kurwille (a vontade racional), inspirada pela racionalidade instrumental na escolha dos meios para atingir os fins. As relações são mais impessoais e indiretas e correspondem a uma sociedade de governo burocrático e de organizações industriais de larga escala. A Wesenwille é orgânica e real enquanto a Kurwille é conceptual e artificial. Gemeinschaft e Gesellschaft são tipos ideais e não categorias de classificação, o que nem sempre foi entendido pelos críticos de Tönnies.
As suas obras principais são: Gemeinschaft und Gesellschaft (1887); Thomas Hobbes Leben und Lehre (1896); Die Sitte (1909); Kritik der öffentlischen Meinung (1922).
Ferdinand Tönnies, sociólogo alemão
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Ferdinand Tönnies na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$ferdinand-tonnies [visualizado em 2025-07-20 20:49:40].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix