Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Fernando Lanhas
favoritos

Pintor e arquiteto português, Fernando Resende da Silva Magalhães Lanhas nasceu a 16 de setembro 1923, no Porto, e morreu a 5 de fevereiro de 2012, também no Porto.
Estudou Arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto.

Ainda durante o curso, organizou algumas das Exposições Independentes da Escola, que foram apresentadas no Porto e outras cidades importantes do país. Considerado o introdutor do abstracionismo geométrico em Portugal, em 1945 expõe algumas pinturas que desenvolvera no campo do Abstracionismo, tendência que marcará as futuras Exposições Independentes.

"02-44 ou O Violino", de Fernando Lanhas, numa aproximação ao abstracionismo pictórico
Toda a sua obra se caracteriza por uma unidade estilística, conferida pela recorrente utilização de linhas tensas e quebradas que se repetem, por vezes, paralelamente. O suporte do plano, no qual se organizam manchas de cores quentes e frias, lisas ou texturadas, conjugadas com linhas em perspetiva, revela-se o mais importante. A gama cromática utilizada, numa escala de cinzas e ocres, alude às cores de certos minerais, por vezes usados como próprio pigmento. As linhas de traçado largo e quase mecânico estruturam o campo percetivo, delimitando áreas e assumindo a função de signos.
O carácter abstrato da sua pintura é ainda reforçado pela designação técnica conferida aos quadros, como por exemplo "O10-50" e "O42-69".

Menos conhecida que a sua pintura, a obra arquitetónica de Fernando Lanhas inscreve-se numa tendência racionalista de derivação internacional, de que são exemplo as remodelações dos museus de Paços de Ferreira (1963), de Paredes, da Figueira da Foz e do museu militar do Porto.

Desenvolve igualmente atividade científica no campo da antropologia e da etnografia, tendo sido diretor do Museu de Etnografia do Porto.
A 29 de novembro de 2005 recebeu o doutoramento Honoris Causa atribuído pela Faculdade de Belas Artes do Porto.

 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Fernando Lanhas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-27 18:15:40]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto