As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Fernando Meirelles
favoritos

Realizador brasileiro, Fernando Meirelles nasceu a 9 de novembro de 1955, em São Paulo.

Ao mesmo tempo que estudava Arquitetura na Universidade de São Paulo, começou a produzir e a realizar vídeos experimentais juntamente com os amigos, o que o levou mais tarde à criação de uma sociedade de produção independente intitulada Olhar Eletrónico.

Aos poucos, o Olhar Eletrónico recebeu vários prémios e tornou-se uma referência no cinema e televisão brasileiros.

Durante os anos 80, Meireles produziu vários programas de televisão que foram responsáveis pela revitalização da produção brasileira, tais como TV Mix e a série infantil Rá-Tim-Bum, que foi um êxito na TV Cultura.

Nessa fase, trocou o vídeo pelo cinema e tornou-se um dos realizadores publicitários mais famosos do Brasil. No início dos anos 90, juntamente com Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, fundou a companhia de produção O2 Filmes.

Em 1998, co-realiza a sua primeira longa-metragem, Menino Maluquinho 2, uma comédia familiar; seguido de Domésticas, em 2001, sobre o dia a dia de empregadas domésticas em São Paulo.

Em 2002, realizou, em conjunto com Kátia Lund, um dos maiores sucessos de sempre do cinema brasileiro - Cidade de Deus - onde aborda a violência das favelas.

Trata-se de um retrato realista de uma favela com 120 000 habitantes que, no início dos anos 80, se tornou um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro. Aclamado pela crítica internacional, o filme obteve quatro nomeações para os Óscares, sendo uma delas para o próprio Fernando Meirelles como Melhor Realizador. Baseada neste filme, foi criada, no ano seguinte, a mini-série televisiva A Cidade dos Homens, premiada na categoria Melhor Série Estrangeira, no Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz.

Em 2005 voltaria a surpreender os cinéfilos com The Constant Gardener (O Fiel Jardineiro) que, contando com protagonistas de luxo (Ralph Fiennes e Rachel Weisz), foi nomeado para vários prémios, entre os quais três Globos de Ouro e quatro Óscares.

Em 2008, Fernando Meirelles apresentou na 61.ª edição do Festival de Cannes o filme Blindness, inspirado no livro Ensaio sobre a Cegueira do prémio Nobel de Literatura José Saramago.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Fernando Meirelles na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-19 13:43:11]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron