Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Fernando Rosas
favoritos

Historiador português, nasceu em 1946, em Lisboa, tendo-se doutorado em História Económica e Social Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É, desde 1996, professor agregado de História Portuguesa Contemporânea na mesma universidade.
Oriundo de uma família de tradições republicanas, ele próprio um cidadão publicamente empenhado na defesa de ideias de justiça e igualdade social, o seu interesse enquanto investigador voltou-se para a História do Estado Novo. É hoje unanimemente considerado um dos maiores especialistas portugueses neste período histórico, sendo consultor da Fundação Mário Soares e de várias estações de televisão e rádio. É ainda diretor da revista História e presidente do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena várias iniciativas científicas no âmbito da cooperação deste instituto com diversas instituições.
De salientar na sua vasta produção: O Salazarismo e a Aliança Luso-Britânica (1987), Salazar e o Salazarismo (1989), As Primeiras Eleições Legislativas sob o Estado Novo (1996) e Armindo Monteiro e Oliveira Salazar - correspondência política, 1926-1955 (1996). Em 2001 foi candidato pelo Bloco de Esquerda às eleições presidenciais.

Fernando Rosas
Fernando Rosas, historiador português
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Fernando Rosas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$fernando-rosas [visualizado em 2025-06-25 03:57:10].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac