Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Filipe IV, o Belo
favoritos

Rei francês, nascido em 1268 e falecido em 1314, filho de Filipe III e de Isabel de Aragão, empreendeu uma política de centralização do poder político.
Durante o seu reinado deram--se importantes acontecimentos históricos, como é o caso do Cisma do Ocidente, com a transferência para Avignon da residência do Papa, procurando colocar o Papado sob a dependência de França.
Teve inclusivamente um violento conflito com o Papa Bonifácio VIII, a quem mandou aprisionar, vindo a ser excomungado por este várias vezes. Conseguiu apoderar-se de grande parte dos bens dos Templários através da bula do Papa francês, Clemente V, que extinguia a referida ordem religiosa.
Na política internacional, foi durante o seu reinado que se iniciaram os conflitos que provocaram a Guerra dos Cem Anos. Voltou-se contra a Flandres e a Inglaterra, ocupando a Flandres em 1300. Para financiar estas guerras viu-se obrigado a recorrer a várias desvalorizações entre 1290 e 1309. Também confiscou os bens dos Lombardos em 1292 e lançou alguns impostos sobre o clero, facto que lhe causou conflitos com o papado.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Filipe IV, o Belo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-30 08:41:27]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe