Fim de um mundo
Coletânea de poesias de Gomes Leal subintitulada "Sátiras modernas", que se enquadra na conceção (exposta na dedicatória prefacial ao Dr. Campos Sales) que o poeta tem do fim de século como "bancarrota moral", "apocalipse social", "hora funérea da sociedade moderna". A obra está dividida em três partes: "Processo da corrupção", "Mefistófeles no cemitério" e "Farrapos trágicos".
Partilhar
Como referenciar
Fim de um mundo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$fim-de-um-mundo [visualizado em 2026-06-26 14:38:49].
Outros artigos
-
Gomes LealGomes Leal foi autor de uma obra heteróclita que reflete as tendências dominantes da Geração de 70 e...
-
PasquinadasLivro de crónicas de Fialho de Almeida, subintitulado "Jornal dum vagabundo", que compila textos de
-
OutonaisVolume póstumo de poesias organizado e prefaciado por Teófilo Braga, que traça na introdução o percu
-
PaquitaPoema narrativo, da autoria de Bulhão Pato, em sextilhas decassilábicas sobre os amores atribulados
-
OssadasColigindo poesias provavelmente escritas entre 1922 e 1946, divide-se em dois Livros, colocados sob
-
PeregrinaçãoIntrodução Peregrinação é o mais traduzido e famoso livro de viagens da literatura portuguesa. Foi p
-
PátriaPoema de Guerra Junqueiro dedicado à memória de José Falcão, ainda inspirado pelas consequências soc
-
Pedro SeromenhoLeitor, escritor, ilustrador, editor e contador de histórias, Pedro Soromenho nasceu a 9 de junho de
-
Para SemprePara Sempre representa, no itinerário novelístico de Vergílio Ferreira, talvez o ponto de maior sint
-
PepeFutebolista brasileiro naturalizado português, nascido a 26 de fevereiro de 1983, em Maceió, no Bras
Partilhar
Como referenciar 
Fim de um mundo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$fim-de-um-mundo [visualizado em 2026-06-26 14:38:49].