As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

fluido
favoritos

Um fluido consiste num sistema de partículas em que estas podem mover-se com certa liberdade, diferentemente do que acontece nos sólidos em que as partículas se encontram rigidamente ligadas.
Esta designação engloba a matéria que se encontra nos estados de agregação líquido e gasoso. Do seu estudo ocupa-se a mecânica dos fluidos.
Os fluidos dividem-se em dois grandes grupos, os newtonianos e não newtonianos, consoante seguem ou não a lei de atrito de Newton.
Esta última categoria compreende os fluidos denominados: dilatantes (cuja consistência ou viscosidade aparente aumenta de forma instantânea com a tensão tangencial de atrito); não compressíveis (cujo volume permanece constante face às mudanças de pressão que experimenta o fluido); perfeitos ou ideais (que não possuem forças de viscosidade ou atrito); plásticos (que se comportam como fluidos ou como sólidos); pseudoplásticos (cuja consistência ou viscosidade aparente diminui de forma instantânea com a tensão tangencial de atrito); reopécticos (que são viscoelásticos, cuja viscosidade aparente aumenta quando aumenta o tempo de aplicação da tensão tangencial de atrito e que se denominam de tixotrópicos quando aquela diminui); viscoelásticos (que além de apresentarem as propriedades dos não newtonianos são dotados de algumas propriedades que caracterizam os sólidos, como, por exemplo, a elasticidade).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – fluido na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-20 02:06:36]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron