Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

fluorescência
favoritos

Em mineralogia, a fluorescência consiste na propriedade que alguns minerais possuem de absorverem radiações de certos comprimentos de onda e de emitirem, depois, radiações de comprimento de onda geralmente superior. Por exemplo, existem minerais que sob a ação de radiações ultravioletas, raios catódicos, raios X, mostram-se luminescentes, apresentando colorações diversas no domínio do visível. Entre outros são fluorescentes os seguintes minerais: certas fluorites, willenite, scheelite, escapolite, autunite, diamante, hialite e eucriptite.
Em química, a análise por fluorescência consiste na determinação da composição de um produto através do estudo da luz fluorescente que emite ao ser iluminado com radiação ultravioleta ou raios X. O espetro de comprimento de onda é característico para cada molécula. No caso de soluções de compostos fluorescentes, a intensidade da luz fluorescente depende da concentração do produto dissolvido. Utiliza-se, por exemplo, para determinar o teor de proteínas na urina.
Autunite, um exemplo de um mineral fluorescente
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – fluorescência na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-04 08:39:45]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez